Português | English 
Menu

O VERENA

O Projeto VERENA — de Valorização Econômica do Reflorestamento com Espécies Nativas — nasceu em 2015. Teve como fundadores o empresário Roberto Waack, o WRI Brasil e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). As duas organizações lideram atualmente a iniciativa, que conta com apoio financeiro da Children’s Investment Fund Foundation (CIFF).

Um dos seus objetivos é demonstrar a viabilidade técnica e econômica da restauração e do reflorestamento com espécies nativas em larga escala, destacando os benefícios sociais e ambientais da atividade. Insere-se no contexto da contribuição brasileira para a solução do desafio climático, com foco na ampliação da cobertura florestal em áreas degradadas e no fortalecimento da economia florestal e de baixo carbono.

Para cumprir sua missão, o VERENA trabalha com as mais representativas experiências (business cases) da atividade no Brasil. Uma equipe formada por economistas, engenheiros florestais e agrônomos especializados nas áreas florestal e agropecuária analisa como tais experiências foram construídas e sua cadeia de funcionamento.

Esses especialistas estudam também os gargalos e fazem recomendações para o aprimoramento de políticas públicas visando a remoção de barreiras e a criação de incentivos para uma nova economia florestal. A partir desse trabalho, são desenvolvidos modelagens econômicas e planos de negócios consistentes e robustos para que as experiências das diferentes tipologias do contínuo florestal possam ser replicadas.

O VERENA também se dedica a entender e a analisar o comércio de produtos florestais finais e suas tendências. Assim, é possível redimensionar as percepções de risco e de retorno frente à atividade para avalizar investimentos do mercado e de produtores rurais.