PORTUGUÊS | ENGLISH  | ESPAÑOL
Menu

AMATA BRASIL

Perfil de cultivo: Plantio econômico monocultura
Local: Paragominas e Belém (PA)
Área de plantio: 4.208 hectares
Início do projeto: 2008
Produtividade: 27m3/ha
Uso final: produção de compensados

 
Sumário executivo do seminário realizado entre 22 e 25 de fevereiro de 2016

O workshop “Silvicultura com espécies nativas: desafios e oportunidades para uma nova economia florestal” e a visita de campo realizados na região de Belém e Paragominas, no Pará, foram as primeiras atividades realizadas junto aos três casos selecionados, com o propósito de mostrar a viabilidade do reflorestamento com espécies nativas para fins econômicos, no contexto do projeto financiado pela CIFF “Mobilizando Mercados para Capturar Carbono através de Projetos de Reflorestamento com Espécies Nativas para Fins Econômicos no Brasil” (VERENA).

Organizada pela Amata, em parceria com WRI Brasil e UICN, as atividades contaram com a participação de 29 pessoas, em visita a campo, e de 31, no workshop.

No workshop foram colhidos depoimentos e se procurou fomentar o debate sobre os principais aspectos relativos à viabilização do negócio de plantio de espécies nativas. Para cumpri-lo, no primeiro dia do encontro, aconteceram apresentações, palestras e debates, que resultaram no delineamento de 12 temas considerados prioritários para que o reflorestamento com nativas, com fins econômicos, se concretize em larga escala.

A visita de campo, juntamente com as discussões do workshop, rendeu a base da construção do business case Amata, que deverá se somar aos cases da Symbiosis e da Fazenda da Toca, para promover o diálogo com potenciais investidores. No fim do workshop, foi consolidada uma lista de participantes e instituições que poderão integrar grupos de trabalho relacionados a cada um dos 12 temas considerados prioritários. .